Comparar Imóveis

Comparar

Estação Ferroviária

A História da Estação Ferroviária confunde-se com a própria História da cidade, já que foi palco do transporte de cargas e pessoas entre 1876 e a década de 1970.
O Pontilhão, próximo à estação de trem, no Centro da cidade, chama a atenção de todos que a veem devido à grandiosidade de sua arquitetura de origem inglesa. A estação foi reformada e transformada em Centro Cultural onde hoje funciona a Secretaria Municipal de Cultura. Com linhas belas e graciosas, fazem desta edificação motivo de admiração onde, em conjunto com o Pontilhão, formam um dos mais belos cartões postais da região.
Um trecho da linha foi reativado e hoje serve de meio de transporte industrial para a empresa FIBRIA.
A Estrada de Ferro Central do Brasil cruza também o Bairro Luis Carlos, que se localiza entre o centro da cidade e o município de Mogi das Cruzes, onde está a Estação de Luis Carlos, inaugurada em 1914, e cujo nome deriva do Dr. Luis Carlos da Fonseca Monteiro de Barros, chefe do 2º Distrito da Central do Brasil.
A Estação, toda restaurada, foi entregue no último sábado dia 29 de Setembro e  entre os objetivos do restauro está também devolver à estação as características arquitetônicas datadas de sua construção e preservá-la, uma vez que sem o restauro parte da história de Guararema também se perderia na memória.